Preço das geladeiras vai aumentar absurdamente com nova regra

Preço da geladeira vai aumentar

A partir de 2024 começará a valer uma regra no Brasil que NÃO vai beneficiar os mais pobres. O Ministério de Minas e energia vai exigir que os empresários só produzam ou importem geladeiras com nível de eficiência energética a partir de 85;5%, e sabe o que isso significa?

Isso significa que os preços das geladeiras vão aumentar, porque até então, quem compra esse tipo de geladeira é apenas os de classe média ou alta, porque esse tipo de geladeira é mais cara.

Geladeiras mais baratas deixarão de existir

Com essa nova regra, não poderão mais ser fabricadas ou importadas as geladeiras mais baratas, que custam cerca de 1600 reais.

geladeira-vai-aumentar-o-preco Preço das geladeiras vai aumentar absurdamente com nova regra
Preço das geladeiras vai aumentar

O presidente da Eletros conversou com o site Estadão e disse o seguinte: “Só vão ficar no mercado a partir de 2026 geladeiras com valor acima de R$ 4 mil e isso vai provocar um prejuízo gigante para a população das classes C, D e E”

Com essa nova regra, a maioria das geladeiras que são vendidas no Brasil deixarão de ser comercializadas. A Eletros disse que vai procurar o governo federal e tentar fazer com que essa nova regra seja revisada, porque ela trará muitos prejuízos e lados negativos para a população.

Lula disse que ia baratear

Vale ressaltar que em Junho de 2023 o presidente Luís Inácio Lula da Silva (Lula) falou sobre a possibilidade de diminuir os preços das geladeiras, mas não é o que vai acontecer.

Lula-disse-que-ia-baratear-as-geladeiras Preço das geladeiras vai aumentar absurdamente com nova regra
Lula disse que ia baratear as geladeiras

As palavras de Lula foram as seguintes: “As pessoas, de quando em quando, precisam trocar os seus utensílios domésticos. Quando a geladeira velha está batendo, não está gelando a cerveja bem, e está gastando muita energia, você tem que trocar. E, se está caro, vamos baratear, tentar encontrar um jeito”.

Os objetivos dessa nova regra é que a população tenha acesso a geladeiras melhores, que as geladeiras consumam menos energia, e que milhões de toneladas de gás carbônico deixem de ser emitidos.

Rolar para cima